Definitivo: Tudo Sobre VERBO TO BE No Afirmativo, Negativo E Interrogativo

Definitivo: Tudo Sobre VERBO TO BE No Afirmativo, Negativo E Interrogativo

Verbo To Be Afirmativo Negativo E Interrogativo

O Verbo to Be é o mais famoso verbo entre os brasileiros e ele realmente deve ser, pois é um dos verbos mais usados e mais importantes da língua inglesa, uma vez que ele serve como base para falar diversas outras coisas e formar estruturas mais avançadas no inglês.

Se você quer ver a regra do verbo to Be na Afirmativa, Negativa e Interrogativa de forma separada, nós temos um post para cada aqui no blog, mas a o tutorial completo está aqui, justamente neste post, alright?

Além disso, você pode assistir à nossa video aula gratuita sobre esse conteúdo, clicando no vídeo abaixo:

Verbo To Be Afirmativo / Affirmative form

Primeiramente, é importante você saber que o significado do verbo To Be é ser ou estar, dependendo do contexto. Vale a pena também você notar que o Verbo To Be é o único verbo do inglês que possui sua conjugação base totalmente diferente da palavra “be”.

Existem três conjugações possíveis para o verbo to be no presente, que são: Am, Is, Are. Você vai usar AM para o sujeito I (eu), IS para os sujeitos HE, SHE, IT (ele, ela e coisas terceiras, no singular), e ARE para os sujeitos YOU, WE, THEY (você ou vocês, nós, eles).

Veja alguns exemplos de frases abaixo.

I am a student
Eu sou um aluno.

You are a doctor
Você é um médico.

He is tall
Ele é alto.

É importante entender que o sujeito You pode ser usado tanto no singular quanto no plural (você/vocês). Você vai saber, pelo contexto, quando é um ou outro.

You are smart
Você é esperto / Vocês são espertos.

Outra curiosidade interessante, é sobre o sujeito They. Ele é usado tanto no masculino quanto no feminino (eles/elas), e também é usado para qualquer coisa no plural: além de pessoas, animais, cidades, sentimentos, objetos etc.

Cancun and Rio are beautiful cities. They have amazing beaches.
Cancun e Rio são cidades bonitas. Elas tem praias incríveis.

Uma coisa que é objeto de dúvidas de muitos alunos brasileiros é o sujeito It, pois é algo que não temos no português. Entenda assim: it é um pronome que é usado pra tudo que não for humano (como animais, objetos, cidades e sentimentos, por exemplo), desde estejam no singular (lembre-se: o pronome para qualquer coisa no plural é they).

Além disso, it também é usado em casos onde não há sujeito na frase, ou o sujeito é oculto ou indeterminado.

Por exemplo, a famosa frase:

What time is it?
Que horas são?

Ou, ainda, a frase:

It is so beautiful here.
É tão bonito aqui.

Perceba, nestes dois exemplos, que as frases não possuem um sujeito determinado. No português, deixaríamos elas sem sujeito mesmo. Porém, na língua inglesa, sempre deve haver sujeito. E o it entra justamente como sujeito nos casos onde ele é oculto, inexistente ou indeterminado para o português.

Verbo To Be Afirmativo | Resumo

Para usar o Verbo To Be no presente da forma correta, nós precisamos apenas identificar o sujeito que está sendo usado na frase, para então sabermos qual variação do Verbo To Be nós vamos usar (am, is, are). Olha só:

Carlos is a boy (Carlos é um menino). Carlos = He (ele). Por isso usamos Is.

Laura is a girl (Laura é uma menina).Laura = She (ela). Por isso usamos is.

My friends and I are over this problem (meus amigos e superamos este problema ). My friends and I = We (nós). Por isso usamos are.

A propósito, a expressão to be over, aqui, significa “superar”, deixar algo para trás. É semelhante ao phrasal verb to get over. Para entender tudo sobre isso, clique aqui.

Verbo To Be: Contractions

Outra coisa importante é que muitas vezes você verá o Verbo To Be em sua forma contraída. Issso é super normal principalmente na hora da fala, pois as contrações tornam a frase mais rápida e mais fluída. Você também pode usar contrações na escrita, desde que seja em um contexto bastante informal.

Em e-mails e textos de negócios, procure evitar usá-las, ok?

Tá, mas e como fazer as contrações?

Antes de mais nada, entenda que o significado de uma frase que tem contração não muda em absolutamente nada! A gente apenas junta o sujeito com o verbo to Be, e isso acontece da seguinte forma:

I am a student = I’m a student.
You are a doctor = You’re a doctor.
He is tall = He’s tall.
She is nice = She’s nice.
It is raining = It’s raining.
We are the champions = We’re the champions.
They are a couple = They’re a couple.

Agora que você já entendeu o Verbo To Be em sua forma afirmartiva, vamos entender como transformar isso no formato negativo. Não se preocupe, é fácil. Vem comigo.

Verbo To Be Negativo / Negative form

Você vai entender agora como é simples colocar frases com o verbo to be no formato negativo. E por que é tão simples? Porque você apenas vai adicionar o “not” ao final do verbo…. e voilà! Está pronto. Essa regra é a mesma para todos os sujeitos. Não há nenhum auxiliar, como DO ou DOES aqui. Nada disso. Apenas adicione not após o verbo e você terá transformado sua frase em uma frase no negativo.

Vejamos os exemplos abaixo.

I am not a student
Eu não sou um aluno.

He is not tall
Ele não é alto.

You are not a doctor
Você não é um médico.

Percebe como nos exemplos acimas tudo que fizemos foi colocar o not após o verbo (am, is, are) e isso colocou a frase no formato negativo.

Seria simples demais se terminasse por aqui, corcorda? Então aqui vai um pequeno detalhe pra colocar um tempero nessa equação. Assim como no formato afirmativo, o verbo to be negativo também admite contrações. Aliás, elas são usadas na grande maioria das vezes.

E, sobre as contrações negativas, grave isso: elas podem ocorrer de duas formas diferentes, e ambas estão perfeitamente corretas.

Forma 1) Agrupa o sujeito com o verbo, e isola o not.

I am not = I’m not.
You are not = You’re not
He is not = He’s not
She is not = She’s not
It is not = It’s not
We are not = We’re not
They are not = They’re not

Forma 2) Isola o sujeito, e agrupa o verbo com o not.

I am not = I’m not (o sujeito I é o único que não admite a contração pela forma 2).
You are not = You aren’t
He is not = He isn’t
She is not = She isn’t
It is not = It isn’t
We are not = We aren’t
They are not = They aren’t

Verbo To Be Negativo| Resumo

Para negar frases de Verbo To Be, basta você adicionar o not após o verbo conjugado (am, is, are). Você poderá ver as frases em um dos dois possíveis formatos de contração – You’re not OU You aren’t – sendo que ambos estão certos e são usados no dia a dia. Você pode escolher aquele que você prefere usar.

Que tal vermos agora o verbo to be em sua forma interrogativa?

Verbo To Be Interrogativo / Interrogative form

Se você aprendeu bem a fazer afirmações usando o Verbo To Be, creio que você não vai ter dificuldades para fazer perguntas. No entanto, existe uma diferença significativa para o português aqui. No português, nós apenas mudamos a entonação da frase e adicionamos um “?” ao final para fazer uma pergunta, certo?

Você é um aluno.
Você é um aluno?

Já no inglês, uma mudança estrutual é necessária nesta frase. Você terá que inverter o sujeito com o verbo. É como se, no português, a pergunta ficasse: É você um aluno?

You are a student.
Are you a student?
(Você é um aluno.Você é um aluno?)

He is tall.
Is he tall?
(Ele é alto. Ele é alto?)

I am sick.
Am I sick?
(Eu estou doente. Eu estou doente?)

Perceba que essa pequena alteração, embora seja simples de entender e assimilar nas frases acima, é uma mudança muito relevante. O inglês funcionará assim em centenas de outros contextos mais avançados, que você aprenderá ao longo da sua caminhada.

Você vai entender futuramente, que para fazer perguntas em inglês com verbos modais, ou com “there + verbo to be”, ou para montar estruturas no presente, past ou future perfect, e em muitos outros casos, você terá que inverter a ordem dos elementos na frase, assim como você está vendo agora.

Portanto, a dica aqui é: entenda bem esse conceito, e aceite ele. Aceite que o inglês funciona assim.

Verbo To Be Interrogativo | Resumo

Formas frases com o verbo to be

Por fim, vamos falar agora sobre um grupo indispensável de palavras para quem deseja aprender a fazer perguntas em inglês – qualquer tipo – e não apenas perguntas com o Verbo To Be. Estamos falando aqui das famosas WH QUESTION WORDS.

WH Question Words

Primeiramente, entenda que as wh question words possuem este nome porque todas (ou quase todas) iniciam com “wh”. Estou falando das palavras what, where, when, why, which, who, whom, whose e how.

O que faremos aqui será uma pincelada apenas sobre as wh question words, pois muitas vezes elas aparecerão em frases de Verbo To Be no interrogativo.

Este post não será um tutorial completo sobre cada uma destas palavras. Se você quiser ver algo assim por aqui, comenta aqui embaixo pra mim, combinado?

Vamos lá. Quando você faz uma pergunta usando uma wh question word, essa é uma pergunta que chamamos de “aberta”. Isso significa que a resposta não pode ser apenas sim ou não. No português é assim também, concorda?

Qual é o seu time favorito? Aonde você mora? O que é o problema na sua opinão? Perceba que todas essas são exemplos de perguntas abertas em português, onde uma resposta com um simples “sim” ou “não” não faria sentido.

Tá, mas e como formar perguntas com as WH Question Words?

Vem comigo que é fácil.

Você aprendeu aqui que para formas perguntas com o Verbo To Be no presente, tudo que você precisa é inverter a ordem do sujeito com o verbo. Agora, você precisa apenas escolher a wh question word que você quer usar e colocar ela antes do verbo.

What is your name?
Qual é o seu nome?

How are you today?
Como você está hoje?

When are we happy?
Quando nós estamos felizes?

Whose car is that?
De quem é aquele carro?

Bom, por hoje é isso. Essa foi a aula 2 de uma sequência de 30 aulas de inglês que vão te fazer ter um progresso equivalente a 6 meses de estudo.

Hoje você aprendeu as regras e usos do Verbo To Be no presente em sua forma afirmativa, negativa e interrogativa e, de quebra, entendeu os conceitos básicos sobre as question words do inglês.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Tem alguma pergunta ou sobrou alguma dúvida após ler o post? Conte aí nos comentários que vamos te responder o mais rápido possível.

E se você quer aprender inglês do zero comigo, iniciando do básico, te convido a conhecer o meu curso completo. É só clicar nesse link aqui.

Até o próximo post!

See ya later! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *