Sobre a Hawks

O inglês foi absolutamente determinante na minha vida. Me abriu todas as portas para eu conquistar as maiores vitórias da minha carreira.

Henrique Rios, Fundador da Hawks

Prazer, sou o Henrique.

Tudo começou no ano 2000, quando eu me mudei para os Estados Unidos com a minha família. Na época eu tinha recém completado 14 anos e meu nível de inglês era absurdamente ruim – embora eu já tivesse estudado em uma escola de inglês da minha cidade por 1 ano.

Ao chegar no colégio, percebi que meus dias não seriam fáceis. É desconfortável você querer falar inglês e não conseguir. Quem nunca passou por isso, certo? É realmente muito chato você travar na hora de falar, principalmente quando existe um grupo de algumas pessoas te olhando. E o pior: você percebe algumas risadas e comentários discretos.

Se você tem medo de travar e falar errado na hora de conversar com alguém em inglês….eu te entendo, rs. Já estive lá e sei bem qual é a sensação.

O fato é que após alguns meses morando nos Estados Unidos, para a minha felicidade eu já estava conseguindo entender e falar tudo que eu queria. Seis meses após nossa chegada nos EUA, lembro-me de meus pais me ouvindo falar no telefone em inglês com um amigo, espantados, quase não reconhecendo que era eu. Afinal de contas, eles ainda estavam em um nível muito básico, sofrendo para se comunicar.

Como o Rick aprendeu a falar inglês tão bem, e tão rápido? O que ele fez de diferente?

Bem, essa é a sacada que vale um milhão de dólares, rs (se duvidar, literalmente). Meu resultado teve relação com a soma de alguns fatores….mas, dentre todos os fatores, existe um fator principal, determinante e que me fez ter resultados incríveis em tão pouco tempo: contato com o inglês de verdade.

Levou alguns anos para eu entender a grandeza desse fato. Voltei para o Brasil com 18 anos, e logo busquei um trabalho. Claramente eu notei que eu tinha vantagem sobre todos os meus concorrentes por causa do meu inglês. Fui aprovado em um processo seletivo de estágio para trabalhar na Sadia, em Curitiba. Desse momento em diante, minha vida profissional decolou. O inglês me dava exposição dentro das empresas e também fora delas, perante recrutadores e profissionais de RH do mercado.

Após alguns anos, fui convidado à trabalhar na Apple, em São Paulo, onde fiquei por 7 anos. E eu poderia ter ficado a vida inteira lá (e teria tido uma vida muito boa) se não fosse pela minha paixão por novos desafios e meu desejo ardente de ajudar pessoas a conquistarem coisas grandiosas em suas vidas também.

E Qual a Moral da História?

Vale a pena citar dois pontos principais aqui. Estes pontos são fatos. Não são fatos por causa da minha história, pelo contrário: minha história apenas comprova esses fatos, que já eram conhecidos por algumas pessoas muito antes de mim.

1) Inglês te abre portas.

Saber falar inglês te abre portas para uma vida de mais sucesso, oportunidades e prosperidade. Isso é um fato. Não aconteceu apenas com o Henrique, acontece diariamente na vida dos (ainda) poucos brasileiros que falam inglês.

Para pra pensar: o mundo está cada vez mais globalizado e conectado. Corporações do mundo inteiro buscam expandir seus negócios, e pra isso precisam de pessoas. Pessoas que saibam se comunicar no idioma universal dos negócios, que é o inglês.

Não falar inglês, hoje, é uma espécie de analfabetismo perante o mundo. Um fato triste, mas verdadeiro.

2) Existe um jeito certo de aprender.

Esquece essa história de contar com o sistema público de ensino de inglês. As pessoas reclamam que só aprendem verbo to be na escola. A verdade é que esse sistem não foi feito pra te ensinar a falar inglês. Foi feito apenas para você saber o básico (ou nada) e passar em uma prova.

Esquece métodos tradicionais onde você fica estudando por 5, 6, 7 anos e as vezes mais. Você até pode ter algum tipo de resultado indo por esse caminho. Você pode entender algumas coisas, pode conseguir ler textos e entender…. mas não recomendo. A verdade é que ao final, você terá gasto uma fortuna em dinheiro, tempo e energia. E seu inglês de conversação provavelmente ainda será básico.

A única forma de você realmente aprender inglês é através de muito contato com o inglês. Vi isso na prática, em minha própria vida. E se você está pensando que é preciso ir para fora do Brasil para ter esse contato, você está enganado. Um dia isso já foi verdade. Hoje em dia as pessoas aprendem absolutamente tudo, direto de seus computadores. Essa é a tendência, e quem não entender isso, vai ficar pra trás.

E qual é a solução?

Entender os dois conceitos acima foi a principal motivação para minha mudança radical de vida, em meados de 2018. Depois que percebi a grandeza, a importância, a tamanha relevância do inglês na vida de alguém, não pude pensar em outra coisa a não ser no que eu poderia fazer sobre isso.

Comecei a estudar profundamente essa questão: como alguém aprende um idioma? O que acontece em nossos cérebros? O que é preciso ter para ser fluente em um segundo ou terceiro idioma?

Todas as respostas que encontrei apenas confirmaram o que aconteceu comigo, em minha própria experiência. Neste momento, decidi abrir mão da minha carreira corporativa para dedicar o resto da minha vida ajudando pessoas a aprender inglês. Fundei o canal Rick n Roll e lancei meu primeiro curso online de inglês.

Alguns anos depois, em 2022, já muito mais maduro e com mais experiência prática, fundei a Hawks English – uma startup que foi criada com um único objetivo: te ajudar a conseguir se comunicar em inglês com confiança e muita desenvoltura. De lá para cá, já ajudamos mais de 3 mil pessoas a alcançarem a fluência em inglês.

E como a Hawks faz isso?

Contato com inglês. Tudo se resumo à isso. Sempre foi assim, e sempre será assim. O Fluency Journey é o único curso online que eu conheço que te oferece isso. Horas e horas de prática de conversação, aulas 100% em inglês, aulas baseadas em diálogos reais. É o programa perfeito para quem busca aprender a se comunicar muito bem em inglês. Ouvir, entender, falar, ter uma boa pronúncia, ter desenvoltura. A proposta do Fluency Journey é te ensinar a conversar. Nosso objetivo não é te transformar em um professor de inglês que vai ensinar inglês para outras pessoas.

Agora, me conta: você gostaria de ter uma vida com mais oportunidades? Gostaria de ganhar os melhoes salários do mercado? Gostaria de trabalhar em multinacionais, trabalhar remotamente para empresas estrangeiras, ganhar em dólar trabalhando do Brasil? Então você está esperando o que para aprender inglês?

Tudo isso que citei acima, são possibilidades reais. Muitos brasileiros já estão se mexendo, se agilizando e se jogando nessas oportunidades.

Ainda há tempo e um mar de oportunidades. Apenas 3% da população é fluente. A demanda só vai aumentar nos próximos.

Mas e você?

Vai estar preparado? Vai estar preparada? Inglês é uma jornada que você precisa começar AGORA, para colher os resultados em um futuro próximo. Não há tempo a perder. A decisão é sua, e os resultados também serão seus.

Venha comigo. Eu conheço o caminho, posso te ajudar e vou te mostrar todos os passos. Aliás, te ajudar é a minha grande paixão de vida.

Conte com a Hawks. Conte comigo.

Abraços,

Henrique Rios